Deus Age Enquanto Dormimos

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem” (Salmos 127.1-2).

Toda vez que chega o Natal, lembro do primeiro presentão que meu pai me deu quando comecei a perceber como funcionam as coisas. Quando fiz cinco ou seis anos de idade fui dormir achando que não tinha ganhado nada de presente de Natal. Minha surpresa na manhã seguinte foi acordar e ver que havia algo no quarto escondido sob um lençol. Era um enorme carro de corrida, desses de pedalar. Meu pai havia colocado o presente ali no quarto enquanto eu dormia.

Nos últimos anos tenho observado com um olhar diferente o costume hebraico de como o dia começa e termina. Enquanto nós ocidentais marcamos o começo de um novo dia ao amanhecer, normalmente os judeus contam o novo dia a partir do cair da tarde.

Em nosso costume, o dia é para trabalhar, ganhar o pão, correr atrás da vida, resolver os problemas. A noite é um período de descanso, de recuperar as forças. No conceito hebraico, a noite é uma preparação para o novo dia que Deus criou enquanto estávamos dormindo. Em outras palavras, enquanto nós utilizamos a noite para descansarmos e nos recuperarmos do trabalho do dia, os judeus têm a noite para descanso e preparo para o trabalho.

Note que na criação, o livro de Genesis diz: “Deus chamou à luz dia, e às trevas chamou noite. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o primeiro dia” (Gênesis 1.5). Primeiro vem a tarde, depois vem o dia.

Isso traz uma perspectiva diferente do cuidado de Deus. O texto do salmo 127, no versículo 2 diz que Deus nos supre o pão, o cuidado da casa e do nosso dia enquanto dormimos, ou seja, Deus cria tudo novo para nós enquanto dormimos e quando o sol se coloca novamente no céu, podemos aproveitar tudo o que Ele criou, proveu e cuidou para nós.

É uma mudança total em nosso ritmo de vida, em nossa maneira de ver as coisas. Enquanto estamos acostumados a acordar, trabalhar e somente depois descansar, o ritmo correto seria: descansar, acordar e trabalhar. Isso quer dizer que em primeiro lugar devemos descansar e confiar em Deus. Descansar e confiar que Ele está cuidando das coisas e por isso não devemos ficar ansiosos. É entender que é Deus quem sustenta todas as coisas mesmo quando estamos dormindo e não podemos controlar tudo. É Ele também que vai manter tudo sob controle quando nós acordarmos. Isso quer dizer que seja dia ou noite, todos dependemos dEle.

Essa seqüência em que a tarde vem primeiro e depois vem a manhã nos prepara para a graça e para a maneira como Deus faz as coisas. Quando nós vamos dormir, Deus começa seu trabalho sem depender de nós. Enquanto dormimos, Ele desenvolve sua criação e as coisas que preparou para nós. Quando acordamos aproveitamos o que Ele criou e participamos de sua criação quando trabalhamos naquilo que ele começou. Mas perceba que em primeiro lugar que Deus fez as coisas enquanto dormimos. Enquanto nada podemos fazer e independentemente do que fizemos ontem. Então tudo vem pela graça de Deus. Eugene Peterson diz: “Nós acordamos de manhã para um mundo que não criamos, para uma salvação pela qual não fizemos nada para ganhar”.

Por isso é que o texto de hoje diz: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. Então por que não deixar que Ele tome conta de suas preocupações e ansiedades? Ele provê aos seus amados enquanto dormem! A graça e a obra de Deus que Ele fez enquanto dormimos, enquanto nada podemos fazer, estão prontas para nos receber a cada manhã.

Então minha atitude tem sido descansar em Deus e deixar que Ele cuide das coisas e a cada novo dia posso despertar para o que meu pai fez à noite para mim. Durante o dia, me junto a Ele em sua obra, trabalhando e completando aquilo que Ele já preparou para mim enquanto dormia. Considero a noite como uma preparação para admirar sua obra e trabalhar naquilo que Deus fez enquanto eu dormia.

Claro que o fato de deixar tudo nas mãos dEle não quer dizer que não terei mais problemas, mas terei sempre a certeza de que, seja o que for, algo melhor está sendo preparado para mim amanhã, pois Deus está cuidando de tudo mesmo quando durmo.

E você? Se tem passado as noites acordado, derramando lágrimas sobre o travesseiro ou se remexendo na cama, remoendo o dia que passou ou com receio do novo dia, por que não deixar que Deus cuide das coisas daqui para frente? Você não tem controle sobre tudo, então porque não descansar, deixando que Ele prepare seu novo dia e os outros que ainda virão? Deixe que Ele cuide de seu futuro, de suas finanças, de seus relacionamentos. Ao amanhecer, descubra com alegria o que Deus preparou para você através da graça. A graça que nos dá as coisas sem merecermos. Trabalhe então a cada dia lembrando-se sempre com gratidão de que Deus é quem fez tudo, te deu esse novo dia e complete o que Ele fez.

Que Deus te abençoe e dê novos dias com uma nova perspectiva.

Em Cristo,

Luiz Eduardo F. de Freitas