Início Quem Somos Arquivo de Mensagens Fale Conosco

Coração Partido

 

Problema: Coração Partido

Os artigos desta área são resultado de reflexões com base em nossa própria experiência.

Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas” (Salmos 147.3 NVI).

Existe esperança para a cura de um coração partido? Algo ou alguém acabou de quebrar seu coração? Sempre somos pegos desprevenidos por uma traição, por uma experiência chocante ou a perda de alguém que amamos. De repente toda a esperança se vai ou o contrário acontece quando nos agarramos como náufragos a uma tábua de salvação com uma tênue e dolorosa esperança de que aquela pessoa vai um dia voltar, que nos encontraremos de novo e tudo vai ser diferente e definitivo. Ficamos com um peso no peito que não nos deixa nem de dia, nem de noite. Como podemos nos recuperar disso ou o que devemos fazer?

Lembro de um relacionamento que terminou pelo menos umas quatro vezes. Era uma pessoa que acreditei sinceramente que era a escolhida por Deus para mim e ficamos noivos. Me envolvi tanto naquele relacionamento que todas as vezes que terminávamos, a dor era tão profunda que chegava a ser insuportável. Depois de alguns anos foi que percebi realmente que não era para acontecer. Apesar dos avisos dos amigos e da família, insisti naquilo. Houve outros relacionamentos depois. Fortes. Em todos que acabaram e em outros também que nunca começaram, houve muito sofrimento, mas não tanto como naquele. Há também os que passaram por divórcio depois de 10, 20 anos de relacionamento ou mesmo a separação da morte e sentem uma dor tão intensa que chega a ser sólida.

A verdade é que em muitas vezes nos envolvemos em relacionamentos esperando o preenchimento de algumas expectativas baseadas em uma baixa auto-estima. Não temos um conceito saudável a respeito de nós e colocamos toda a nossa vida nas mãos de uma pessoa que achamos que vai nos trazer alegria e vivemos em função do outro. Outras vezes não. Mas de qualquer maneira nós confiamos em alguém e começamos a criar sonhos em torno daquela pessoa. Quando isso é retirado de nós, a dor é grande demais para suportarmos. Há sentimentos fortes e ligações com alguém que amamos e até chegamos a depender.

Leva um tempo para que o coração seja reconstruído. Isso pode levar dias, meses e até anos. Leva tempo para avaliarmos nossas escolhas que nem sempre são tão visiveis no momento do sofrimento. As emoções são sempre revividas e vão se apagando com o tempo, mesmo quando achamos que nunca irão passar. Mesmo para quem tomou a decisão de separar, fica uma dúvida e a sensação de vazio, porque a vida daquela pessoa também vai mudar.

Há também os casos de decepção com alguém em que confiamos. Alguém que nos fere ou fere nossos filhos.

O tempo e as reações são diferentes de pessoa para pessoa, entretanto há algumas coisas que podemos fazer para reconstruirmos nosso coração, quer aquela pessoa ou situação anterior volte, quer não.

Remendando o coração partido

Biblicamente há algumas recomendações para recuperar o coração partido:

  • Perdoe - "E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados" (Marcos 11.25). O perdão é necessário para que você continue sua vida e até permita que o outro prossiga também. Quando nos prendemos às mágoas, isso impede um relacionamento correto com Deus. Atrapalha inclusive nossas orações. O perdão que damos aos outros permite que sejamos libertados de um fardo insuportável. O perdão também permite que vejamos o outro e que ele nos veja não mais como uma ameaça, mas como uma oportunidade para que tenhamos um relacionamento saudável em que Deus também faz parte. Há casos de pessoas que, enquanto guardaram mágoas, encheram suas vidas de tristeza e alimentaram a desconfiança no casamento do outro. Quando veio o perdão, os foram restaurados relacionamentos saudáveis e uma maneira diferente de ver o outro.

  • Ajuste o foco de sua vida - "'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro'" (Jeremias 29.11). Coloque o foco de sua vida em Deus. Ele sabe o que é melhor, embora nem sempre entendamos o que Ele está fazendo, precisamos saber que "Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito" (Romanos 8.28).

  • Compartilhe – "[Deus] nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus possamos consolar os que estão passando por tribulações" (II Coríntios 1.4). Como escrevemos no texto sobre solidão, qualquer segredo se torna um fardo pesado de carregar à medida que o tempo passa. O medo de ser reprimido, de não ser aceito mesmo com a falha, a culpa, a raiva nos forçam a acreditar que precisamos carregar sozinhos o peso do silêncio. Quando compartilhamos, somos ajudados e também ajudamos a outros que passam pelo mesmo problema. Procure um amigo ou familiar em quem você confie. Fale de seu problema. Orem juntos.

  • Entregue sua necessidade a Deus – "Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês" (1 Pedro 5.7). Deus cuida de cada aspecto de sua vida. Ele quer o seu bem. Então entregue sua necessidade a Ele, pois Deus sabe o que é melhor para nós. Tem planos perfeitos para nós. Hoje sou casado, feliz, bem como minha esposa e todas as coisas ficaram para trás. Serviram de experiência para hoje. Então descanse tudo nos braços de Deus.

Deixe-me esclarecer algumas coisas que você pode fazer quando tem seu coração partido. Em primeiro lugar, decida conduzir sua vida dentro da vontade de Deus e não da pessoa que magoou você. Se você quiser ficar remoendo o passado ou à mercê das opiniões daquela pessoa, será muito demorado e mais difícil. Deixe que Deus mude sua vida. Decida estar perto dEle. Em segundo lugar cuide-se fisicamente, espiritualmente e mentalmente. Não deixe de se alimentar, principalmente da Palavra de Deus, mas sem se esquecer de uma alimentação saudável e do desafio de novos conhecimentos através da leitura de livros e de relacionamentos com pessoas que possam ajudar você. Em terceiro pense nas razões que levaram você a engatar no relacionamento e decida quais as qualidades que você quer prezar em sua vida. Em quarto lugar crie um novo você. Dê a si mesmo a oportunidade de novas descobertas e de realizar as coisas que antes lhe eram difíceis. Em quinto lugar esqueça os "Ah se...", nada do que fizer vai trazer a pessoa de volta e essas coisas só lhe prenderão ao passado. Pense no futuro.

Siga os conselhos bíblicos, coloque-os em prática e trace um plano de ação com base no que colocamos aqui. Sei que essas coisas são difíceis de ouvir, mas são verdade e não são uma fórmula mágica. Quando passei por problemas semelhantes, não me falaram TODAS essas coisas de modo claro e de forma tão explicita dentro do contexto Bíblico. Assim, eu continuei cometendo os mesmos erros, sofrendo do mesmo jeito. Se você quer remendar seu coração, aí estão os primeiros passos. Talvez você ainda role em sua cama e encha seu travesseiro de lágrimas durante algum tempo, mas sua cura já terá começado.

Há uma razão

Era uma vez um jovem que anunciou ter o mais lindo e perfeito coração. Um senhor de idade o desafiou. A multidão olhou para o coração daquele senhor. Ele batia forte, mas estava cheio de cicatrizes. Alguns pedaços haviam sido removidos e outros tinham sido colocados, mas eles não se encaixavam perfeitamente. Aquele senhor olhou para o jovem e disse: "Eu nunca trocaria meu coração pelo seu. Cada cicatriz representa uma pessoa a quem doei meu amor -- Tiro um pedaço de meu coração e dou a elas. Às vezes eles me dão um pedaço de seu coração quebrado que eu procuro colocar nos encaixes vazios. Quando uma pessoa não devolve o amor, uma entalhe doloroso fica. Esses entalhes ficam abertos lembrando-me que eu amo essas pessoas também. Talvez algum dia eles voltem e preencham aquele espaço vazio".

Há uma pessoa que tinha um coração impecável e escolheu que fosse partido. Eu nunca escolheria tal experiência. Medicamente quando um coração se rompe (parte) espirra sangue e água ("Mas quando chegaram a Jesus, constatando que já estava morto, não lhe quebraram as pernas. Em vez disso, um dos soldados perfurou o lado de Jesus com uma lança, e logo saiu sangue e água" - João 19.33-34). Em todos os aspectos, Jesus sofreu a dor de ter o coração partido. Ele entende a traição, a tentação e a perda (Isaías 53.3; Lucas 22.33-34; Mateus 14.10-13). Ele é nosso Consolador, Conselheiro e Companheiro que enche os espaços vazios de nosso coração.

Nossa oração é que você seja consolado em toda a dor que sente agora. Saiba que Jesus está junto de você, que Ele ama você independente de qualquer situação. Há pessoas que amam você e acreditam no seu valor. Se você tiver alguma dificuldade, fale conosco.

Que Deus abençoe a você.

No amor de Cristo,

Luiz Eduardo F. de Freitas
Soli Deo Gloria

 Voltar para a página [Meus Problemas]

Se você tiver alguma pergunta que não foi respondida, fale conosco. Se souber de alguém que está precisando dessa ajuda, indique este site.

 




 

 

Todos os Direitos Reservados para Consolar.org desde 2004